+

04/10/2016

4 dicas de manutenção para ônibus usado


4 dicas de manutenção para ônibus usado

Quando se tem um ônibus usado, é primordial que a manutenção esteja em dia, conheça abaixo quatro dicas básicas para conferir se seus ônibus estão adequados.

Manutenção do ônibus usado não é despesa, é investimento!

Em primeiro lugar, os gestores precisam ter em mente que realizar manutenções periódicas não é sinônimo de “despesas desnecessárias”. Por mais que existam custos envolvidos, essas manutenções garantem que os veículos possuem condições de rodar normalmente, sem oferecer riscos de problemas mecânicos ou até de causar acidentes.

Invista em mão de obra qualificada

Outro ponto importante para a manutenção de ônibus é poder contar com profissionais qualificados e capacitados. Isso porque a manutenção de veículos envolve certas particularidades que um profissional que não possui a devida qualificação pode não conseguir enxergar.

Treine a equipe de manutenção

Monitorar e acompanhar de perto a sua equipe de manutenção é imprescindível para o bom trabalho e prevenção de gastos para a empresa. Mesmo que você conte com uma equipe qualificada, é sempre importante manter essa equipe treinada e atualizada com relação à manutenção da frota de ônibus.

Comprar peças apenas quando precisar Vs Manter um estoque

O gestor deverá considerar qual o melhor formato para aquisição de peças: se comprar apenas quando necessário, ou adquirir e manter um estoque.

No caso de manter um estoque de peças, é possível negociar descontos por volume com o fornecedor, além de ter essas peças disponíveis imediatamente, tão logo que for necessário realizar alguma troca —  o que diminui o tempo de ociosidade do veículo em manutenção.

Com essas dicas, é possível fazer um controle maior da manutenção dos veículos e evitar custos desnecessários com a reposição das peças e o conserto dos ônibus. Além de manter os veículos seguros para as viagens. Como dissemos anteriormente, a manutenção preventiva pode ajudar a detectar possíveis falhas que se tornariam problemas futuramente. Portanto, o ideal é que elas sejam realizadas periodicamente, a fim de evitar custos imprevistos.

Fonte: Busvision