+

14/06/2013

China vai mover ônibus com óleo de restaurante


China vai mover ônibus com óleo de restaurante

Depois de estar envolvida num escândalo mundial sobre segurança alimentar, quando foi detectado um mercado negro de reutilização de óleo de cozinha para preparação de comida, a China agora anuncia um emprego legal e ecologicamente sustentável do óleo de fritura de restaurantes e lanchonetes em Xangai.

Após três anos de estudos desenvolvidos pela Universidade de Tongji a China prevê usar o óleo para transformação em biocombustível para mover frotas de ônibus, caminhões e táxis de Xangai.

Os chineses estimam reduzir em até 50% a redução das emissões de poluição com o uso do óleo de cozinha nos ônibus e demais veículos de serviços públicos.

Eles afirmam que não serão necessárias grandes alterações nos motores dos veículos.

Além de oferecer uma solução de transporte menos poluente, com a prática, a China quer combater o mercado negro de reutilização ilegal de óleo para o preparo dos alimentos.

Estima-se que os chineses consomem anualmente entre 2 milhões e 3 milhões de óleo já usado na fritura de novos alimentos, o que pode prejudicar a saúde.

No Brasil também há estudos, inclusive com ônibus sendo movidos experimentalmente, com biocombustível a partir de óleo usado de cozinha.

Fonte: canaldoonibus.com.br