+

24/03/2016

Como avaliar a mecânica antes de comprar um ônibus usado?


Como avaliar a mecânica antes de comprar um ônibus usado?

Antes de fechar negócio e comprar um ônibus usado, seja para aumento da frota da empresa ou para o início de um novo empreendimento etc., deve-se avaliar quais são as condições mecânicas do veículo, aumentando a segurança da transação e garantindo um custo-benefício positivo. Para auxiliar compradores de ônibus usados, selecionamos uma lista com todos os itens que devem ser considerados pelo comprador antes de fechar um negócio.

O que avaliar na compra do ônibus usado?

A primeira dica para quem deseja comprar um ônibus usado, ou qualquer outro veículo usado, é fazer uma vistoria no auto, acompanhado de um mecânico que seja especialista, assim a segurança da aquisição será maior. Entretanto, existem alguns itens que podem ser avaliados pelo próprio comprador antes de finalizar uma negociação. Atente-se a fatores como:

Quilometragem: o uso de um veículo pode ser analisado pela condição dos pneus, o ‘granulado’ do volante liso; o couro da manopla do câmbio apresenta certo desgaste e o tecido dos bancos fica esgarçado. Se esses fatores forem identificados, mas o veículo apresentar uma baixa quilometragem, suspeite.

Pintura da parte dianteira: muitas pessoas tentam identificar se um veículo já sofreu algum tipo de batida analisando a funilaria. Caso não possa contar com o auxílio de um funileiro profissional, compare a cor da pintura da parte dianteira do ônibus com a cor do teto, pois, caso haja uma batida, o para-choque deverá ser trocado ou pintado.

Embreagem: a embreagem é uma parte fundamental de ser avaliada antes da compra do ônibus usado. Uma forma de certificar-se é por meio do pedal da embreagem. Caso ele esteja muito rígido, pode indicar que o componente esteja desgastado, assim como o pedal estar muito frouxo pode significar que algo está errado.

Suspensão: Para testar a suspensão é importante que o comprador possa fazer um teste drive com o veículo. Passe por uma rua de paralelepípedos, que permitirá ver quais as condições da parte mecânica do veículo, incluindo o freio e a aderência do pneu. Caso o motor faça algum barulho estranho durante o teste, solicite a ajuda de um mecânico profissional.

Óleo: algo que deve ser sempre observado antes de finalizar a compra de um veículo é a situação do óleo, caso esteja com aspecto esbranquiçado pode significar que o motor está com algum vazamento interno, que pode refletir em uma grande dor de cabeça no futuro.

Comprar ônibus usado

Não se esqueça, ao comprar um ônibus usado, certifique-se de pesquisar por empresas confiáveis e que tenham tradição no mercado de veículos usados. Elas irão oferecer um melhor custo-benefício, vantagens nas opções de pagamento e vistorias prévias na própria revendedora.