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03/12/2014

Empresa exibiu na FetransRio 7 modelos de chassis para ônibus!


Empresa exibiu na FetransRio 7 modelos de chassis para ônibus!

 

Para permitir um conhecimento aprofundado sobre a tecnologia, o estande da Mercedes expôs ainda alguns agregados, como o câmbio automatizado, o motor Dual Fuel (diesel e gás) e o eixo traseiro HO-6 com freio a disco. Ao lado de cada um deles, engenheiros da fábrica apresentaram detalhes e tiram dúvidas.

OF 1724 com câmbio automatizado

A opção chegou para atender às demandas do mercado nos segmentos urbano, rodoviário de curtas distâncias, fretamento e turismo. A partir de agora, ele pode ser equipado com caixa de mudanças G-85 automatizada de 6 marchas.

Sua caixa automatizada “SmartShift” da Mercedes-Benz – desenvolvida especificamente para uso em ônibus – se baseia em uma caixa mecânica convencional, com o sistema eletrônico inteligente fazendo a escolha da melhor marcha para cada situação.

Com a troca automática de marchas, é dispensado o uso do pedal de embreagem. Além disso, a caixa automatizada assegura uma maior segurança contra erros de operação e também proporciona menor consumo de combustível.

Com o “SmartShift”, o motorista pode escolher a troca das marchas entre modo manual ou automático, tendo no painel de instrumentos a indicação da marcha utilizada. O modo automático garante que a marcha correta será engrenada e sempre realiza a troca, se necessário. No modo manual, a unidade previne o condutor sobre a eventual escolha da marcha incorreta.

Com 17 toneladas de PBT (peso bruto total), o OF 1724 é feito para trechos que exigem maiores velocidades médias. Ele foi desenvolvido para carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Entre seus itens de série, estão freio motor, exclusivo Top Brake, ABS, coluna de direção regulável e polia adicional no motor para ar-condicionado.

Além da configuração com suspensão metálica, os chassis OF 1721 e OF 1724 são oferecidos também com suspensão pneumática – assim como o modelo OH 1621 L –, aumentando o conforto a bordo, o que aumenta a satisfação dos passageiros e do motorista.

Na dianteira a suspensão pneumática tem duas bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras. Na traseira são quatro bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras transversais e longitudinais.

Em razão do conceito da suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil.

Além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os chassis OF 1721 L e OF 1724 L, bem como o OH 1621 L, também são indicados para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nesse caso os veículos recebem carrocerias com características de ônibus rodoviários, proporcionando mais conforto.

Dimensionado para 16 toneladas de PBT, o OH 1621 L está apto para carroçarias entre 11 e 12 metros de comprimento, com alta qualidade e baixo custo operacional, atendendo a todas as expectativas dos frotistas. Esta dimensão da carroceria é uma exclusividade de mercado do chassi OH 1621 L na categoria.

  Fonte: Busologia Mundial Imagem: BigStock: Vallepu