+

24/12/2013

Governo do Estado de SP reduz alíquota de ICMS sobre carrocerias de ônibus


Governo do Estado de SP reduz alíquota de ICMS sobre carrocerias de ônibus

Comprar carroceria de ônibus no Estado de São Paulo vai ficar mais barato a partir de janeiro.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou redução da alíquota do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidente sobre o valor das carrocerias de ônibus.

O imposto passa de 12 por cento para 8 por cento nas vendas realizadas dentro de São Paulo ou para empresas localizadas em outros Estados que optam por modelos fabricados em São Paulo.

A redução vale para carrocerias feitas para chassis cujos motores são a diesel ou biodiesel.

A medida tem dois objetivos, estimular a indústria paulista de ônibus e atrair a construção de mais fábricas deste tipo de veículo para o Estado. Com os investimentos em mobilidade urbana, principalmente por causa das obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014, a demanda por ônibus deve crescer e São Paulo não quer perder a oportunidade.

A decisão do Governo do Estado de São Paulo vem justamente no mesmo mês que a Comil Ônibus, empresa que possui sede em Rio Grande do Sul, instalou sua unidade para ônibus urbanos em Lorena, no interior Paulista.

Com a redução do imposto, além da própria Comil, vão ser beneficiadas as empresas Caio e Irizar, ambas encarroçadoras com sede em Botucatu, também no Interior de São Paulo.

Atualmente, a maior parte das grandes fábricas de carrocerias do País tem sede no Sul do País.

Fonte: Adamo Bazani, para Canal do Ônibus