+

09/10/2014

Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos


Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos

A encarroçadora de ônibus Marcopolo divulgou no inicio da semana um comunicado no qual considera positiva a participação da empresa em sistemas de transportes de grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

O diretor de operações da Marcopolo, Paulo Corso, disse em nota que a encarroçadora hoje fornece ônibus para os principais corredores para trânsito rápido de ônibus (BRT).

Entre os modelos urbanos que a Marcopolo destaque estão Viale BRS, o Viale BRT (que pode ter versões de ônibus articulados, superarticulados e biarticulados) e o Torino, para chassis com motor dianteiro.

A Marcopolo diz que o Viale é o primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático das luzes de posição durante o dia. Segundo a fabricante, o modelo conta com maior altura interna, o que permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores. O ônibus pode ser também equipado com vidros colados, sistemas de ar-condicionado e de GPS e gravações sonoras para informar as paradas aos usuários.

Já o Marcopolo Torino, segundo a encarroçadora, pode ter capacidade para 47 passageiros sentados, além do motorista e cobrador, dependendo da configuração interna. A carroceria pode ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm.

O modelo Torino está há mais de 30 anos no mercado. A nova versão foi lançada no ano passado com alguns diferenciais em relação à geração anterior, além das mudanças estéticas: novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna e, pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional.

Internamente, o Torino oferece melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Também merece destaque o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada. Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus – Matéria por Adamo Bazani (jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes)

Imagem: Marcopolo/ Foto tirada por Marina Peluso Bueno da Silva