+

02/03/2015

Marcopolo foi eleita a empresa do Ano em 2014!


Marcopolo foi eleita a empresa do Ano em 2014!

Além das seis décadas e meia de sucesso no mercado de ônibus, a Marcopolo é a Empresa do Ano no ranking das Maiores e Melhores da revista Exame, um prêmio inédito e muito cobiçado!

Mais do que o principal fabricante brasileiro de carrocerias de ônibus, nos seus 65 anos de existência, a Marcopolo transformou-se em referência para o país e exemplo de empresa multinacional, com sucesso no Brasil e no exterior. E os motivos para comemorar são ainda maiores com a recente conquista do título de Empresa do Ano. Hoje, a Marcopolo é uma das principais companhias do mundo dedicadas ao desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros. Está presente nos cinco continentes, com a fabricação de ônibus completos, carrocerias de ônibus e componentes. Seus produtos, encontrados em mais de 100 países, incluem uma variedade de modelos rodoviários, urbanos, micros e mínis, além dos veículos Volare, comercializados no mercado de maneira integral, com chassis e carroceria. Chegar até aqui não foi fácil e envolveu a dedicação de milhares de pessoas, que verdadeiramente “fizeram acontecer” e permitiram à empresa se tornar o que é. Fundada no dia 6 de agosto de 1949, a Marcopolo foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que inicialmente eram de madeira. Ao longo dos anos, a empresa se destacou pelas idéias inovadoras aliadas à tecnologia de ponta, que tiveram como resultado uma linha diversificada que atende às necessidades específicas de cada mercado, nacional ou internacional. A constituição da empresa ocorreu num momento de grande desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, permitindo à fabricante acompanhar tal crescimento, desenvolver soluções inovadoras e também conquistar o mercado internacional. As primeiras exportações aconteceram em 1961, para o Uruguai, e deram início à significativa presença da Marcopolo no exterior.

Inovação e formação profissional como diferencial

Desde o início das atividades, a direção da Marcopolo, na época Nicola & Cia. Ltda., entendeu que a formação e a qualificação profissional, assim como o comprometimento e engajamento dos colaboradores, seriam fundamentais para produzir veículos com qualidade e de acordo com as necessidades dos clientes. A produção de ônibus utiliza mão de obra intensiva e precisa de elevado padrão de qualidade. Com a aplicação maior de tecnologia nos produtos e também nos processos de trabalho, a constante formação e atualização profissional são essenciais para manter a competitividade. Por isso, a empresa sempre investiu na capacitação, no treinamento e no desenvolvimento de processos produtivos mais eficientes. Em 1986, inspirando-se na filosofia japonesa de administração, teve origem o Sistema Marcopolo, a partir do qual foi formada uma nova cultura organizacional. Nela, o colaborador participa ativamente das ações e contribui com sugestões e melhorias, interagindo na tomada de decisões empresariais. Tal implementação nas organizações da empresa transformou a companhia e acabou se tornando referência nacional e mundial. A Marcopolo conta com um moderno centro de treinamento que tem como principal objetivo proporcionar condições ideais para a formação profissional. Investimento que mostra o foco e a importância que a companhia dedica e sempre dedicou à qualificação profissional de seus colaboradores, clientes e também aos jovens da Escola de Formação Profissional Marcopolo.

    Fonte: Marcopolo Imagem: Marcopolo - by: Rodrigo Lorenzoni