+

10/06/2014

Montadora de ônibus apresenta sistema de gestão para BRT


Montadora de ônibus apresenta sistema de gestão para BRT

O superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, recebeu a visita de representantes de uma empresa montadora de ônibus e veículos articulados com intuito de conhecer o sistema de soluções inteligentes administrado pelo grupo para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Aracaju. Eles estiveram reunidos na sede da SMTT, juntamente com o secretário adjunto da Defesa Social e da Cidadania, Arivaldo Barreto, o diretor de Transportes Públicos do órgão, cel. José Péricles Menezes e o diretor da Viação Progresso, Emanuel Wanderley.

Esse sistema de transporte apresentado pela empresa funciona em vias livres e sistema de gestão com análise, planejamento contínuo e manutenção preventiva dos veículos. As informações disponibilizadas aos passageiros são possíveis devido a uma tecnologia adaptada aos carros, chamada de telemetria. Através dela o órgão gestor do transporte saberá até mesmo como o motorista dirige o veículo. Isso também é possível com o auxílio do georeferenciamento, com o qual 100% da frota de ônibus de Aracaju já circula.

Rapidez, pontualidade e conforto para os passageiros são outros itens que faz parte desse sistema. Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, a Prefeitura de Aracaju está avançando nos projetos de implantação do BRT na cidade. Para ele, esse é um investimento que proporcionará maior qualificação do transporte público. Aracaju tem a crescer demais na questão do transporte.

BRT

O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo mais rápido e confortável. Ele trafega por corredores exclusivos, onde a estrutura da via é modificada para dar prioridade a esse transporte. Um dos pontos positivos para a implantação do BRT é a melhoria na fluidez no trânsito e o valor de custo. Isso porque, o sistema é utilizado em vias de asfalto e não em trilhos, a exemplo dos metrôs.

Mais de 150 cidades do mundo já funcionam com o BRT no sistema de transporte público. No Brasil, cidades como Curitiba-PR e Goiânia-GO também contam com o sistema. Para a implantação do BRT em Aracaju estão previstos corredores nas avenidas Augusto Franco, Hermes Fontes, Coelho e Campos, São Paulo, Maranhão e Visconde de Maracaju. O projeto é desenvolvido pela equipe de arquitetos do curitibano Jaime Lerner.

Fonte: Plenário