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22/02/2013

Neobus – novos conceitos em novo rodoviário.


Neobus – novos conceitos em novo rodoviário.

O New Road N10 apresenta determinadas características que o diferenciam das demais carroçarias rodoviárias brasileiras. Tem uma frente com linhas mais ousadas, design limpo e, para se usar uma imagem em evidência, escultura fluida. Sem prejuízo da impressão de solidez, as colunas frontais mais inclinadas conferem maior aerodinâmica ao veículo, tal como já ocorre com o modelo Mega BRT. Segundo o fabricante, o veículo tem  o menor coeficiente aerodinâmico (cx) entre os rodoviários brasileiros, oque significa uma implicação positiva sobre o consumo de combustível.

O conjunto óptico dianteiro, desenvolvido com tecnologia Led, tem uma visão frontal verticalizada, farol elíptico e DRL (Daytime Running Lamp) integrado ao conjunto. A logomarca Neobus, colocada no centro da grade, abre espaço para a logomarca do fabricante do chassi, embora a decisão final sempre dependa de cada frotista.

“O nosso ônibus se diferencia completamente dos concorrentes pela sua originalidade e elegância”, acredita o gerente de design da Neobus, Leonidas Fleith. A lateral do N10 é marcada por uma faixa que se prolonga até a coluna traseira. No caso da traseira, sem dúvida os designers da encarroçadora conseguiram projetar algo inédito. Nela se destacam as duas linhas vincadas e a inclinação superior que harmoniza aerodinâmica e estética. Registre-se ainda o spoiler localizado na parte superior que complementa o conjunto. As lanternas traseiras têm design próprio e foram concebidas a partir do conceito modular.

O desenho do teto possibilita embutir o equipamento de ar-condicionado e conta com um sistema de calhas duplas que dirigem a água para as extremidades do veículo, evitando que escorra pelas laterais ou se acumule no teto.

CABINE

Produzido na fábrica da Neobus em Caxias do Sul, o New Road N10 está equipado de série com computador de bordo. Os principais controles podem ser executados tanto no visor touch screen quanto nas teclas analógicas,garantindo que o veículo não pare por pane. No painel estão 56 teclas para a operação e uma tela de LCD de 7 polegadas touch screen onde o condutorpode visualizar e executar as funções do veículo. A central também controla todo o sistema de áudio, vídeo e entretenimento para o motorista o salão de passageiros. O equipamento conta com DVD, rádio, CD, MP3, TV digital, GPS, bluetooth com viva voz e entradas auxiliares para câmeras. O sistema de gerenciamento de frota é totalmente compatível com a carroçaria.

Lançamento

SALÃO DE PASSAGEIROS

No interior, o novo ônibus apresenta desenho limpo, sem suportes aparentes. A iluminação é indireta e o pega-mão está integrado ao porta-pacotes. Os focos de iluminação individual são em Led e direcionais, com funcionamento por toque e uma novidade: em cada foco, o aviso de “WC ocupado”.

Outra inovação é um sistema de cromoterapia com 256 cores disponíveis, à escolha do passageiro. No modo automático, o sistema varia suavemente as cores. As poltronas atendem às normas nacionais e internacionais de segurança. Contam com cinto de segurança de duas pontas retráteis e revestimento traseiro impermeável. O apoio de cabeça é em espuma Viscolatex (opcional).

O sistema de mídia para o passageiro comporta monitores individuais incorporados à poltrona, ou retráteis no porta pacotes (tipo avião) ou ainda, o tradicional monitor junto ao teto. Um monitor de 22 polegadas está integrado à parede de separação. Esta, tem formato encurvado para a frente, o que assegura a perfeita isualização do monitor dianteiro mesmo nas primeiras poltronas. O fabricante oferece dois sistemas de bares para o novo carro: um vertical com geladeira, suqueira e cafeteira, e outro na traseira com geladeira dupla, suqueira, cafeteira e pia.

Houve uma preocupação especial dos projetistas em utilizar novos materiais no acabamento interno para obter um alto padrão térmico e acústico, fazendo com que o veículo possa operar em climas mais severos com temperaturas que variem entre 30 graus centígrados negativos e 50 graus centígrados positivos.

vendaonibus O sanitário foi desenvolvido para oferecer acessibilidade, espaço e conforto, com refrigeração, iluminação em Led e torneiras com temporizador mecânico. O sistema de exaustão é mecânico e gera sempre pressão negativa no interior, para que o ar não passe para o salão de passageiros.

Conforto e ergonomia também para o motorista. Computador de bordo: tela de 7 polegadas com touch screen.

SEGURANÇA

Outra preocupação muito presente no projeto do novo rodoviário foi a segurança. Nesse sentido, foram atendidas todas as exigências da norma R66 versão 1, que exige validação do projeto mediante cálculo estrutural por elementos finitos, além de todos os testes práticos de tombamento, impactos frontal e lateral, inclinação máxima lateral e teste de célula de sobrevivência. O resultado final obtido pela Neobus foi um produto robusto, que o fabricante apresenta como o mais leve da categoria, apto portanto a bem atender a lei da balança. “O New Road N10 transporta mais por menos, consumindo menos combustível”, garante o diretor de engenharia da encarroçadora, Adelir Boschetti.

Outros detalhes que certamente serão apreciados pelos frotistas dizem respeito à facilidade de manutenção, proporcionada por novidades como aro de rodas basculante, grade dianteira com maior abertura, tampas laterais e traseiras de amplo acesso, porta-estepe na parte dianteira etc. Acrescente-se a isso a saída de ar traseira que, por meio de aletas, direciona o ar quente para fora do veículo, reduzindo a possibilidade de aquecimento no salão de passageiros e evitando o superaquecimento do motor.

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