+

13/11/2015

Ônibus de leilão: por que não comprar?



Ao buscar preços mais vantajosos na compra de ônibus usado, muitos compradores pesquisam os benefícios e as desvantagens de cada tipo de negociação. Na pesquisa por menores preços, é comum se deparar com o modelo de leilão de ônibus, entretanto, o comprador deve tomar uma série de precauções para evitar que a economia com o preço do veículo acarrete prejuízos relacionados a manutenção e reparação futuras.

O leilão de ônibus pode ocorrer online ou em pátios, nos quais o negociador pode adquirir veículos com preços abaixo das tabelas, mas o pagamento, na maioria dos casos, é realizado apenas à vista. No leilão, diversos compradores dão lances nos ônibus usados na tentativa de fazer um bom negócio. Contudo, nem sempre este tipo de compra é a mais segura.

Quais as desvantagens do leilão de ônibus?

Nas compras realizadas em leilão, principalmente os virtuais, o comprador não consegue averiguar as condições do veículo previamente e, em muitos casos, faz um mau negócio. São diversos os fatores que devem ser observados pelo comprador antes da aquisição de um ônibus usado e o leilão impede que tais cuidados sejam observados.

Outro ponto negativo do leilão é a forma de pagamento que deve ser à vista. Outras negociações permitem formas de pagamento variadas, como financiamento ou parcelamento, por exemplo, o leilão não possui tal flexibilidade.

Muitos ônibus colocados à venda em leilões possuem problemas na conservação, mais de 15 anos de uso, o que impede que seja usado para transporte rodoviário de passageiros ou apresentam documentação irregular e atraso nos impostos, exigindo que o comprador quite esses débitos para que possa usufruir inteiramente do veículo.

O que observar antes de comprar um ônibus usado?

Existem vários fatores aos quais o comprador de um ônibus usado deve se atentar, independentemente do tipo de negociação. Entre eles estão:

  • Conservação do veículo: o comprador deve observar se o ônibus está em boas condições, sem ferrugem, vazamentos e batidas. Deve se atentar também à preservação da área interna do veículo, como bancos e cintos de segurança, como determina a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
  • Parte mecânica: a parte mecânica do veículo, como motores, sistema de freios, câmbio, bateria, entre outros deve ser averiguada por um profissional especializado e de confiança.
  • Documentação: os documentos devem estar em dia, como IPVA e documento do veículo, o que irá evitar que o comprador tenha gastos e dificuldades adicionais.
  • Reposição de peças: um fator pouco observado e de grande importância é sobre as peças do veículo. Alguns modelos mais antigos possuem peças que não são mais fabricadas, fazendo que o gasto com um conserto possa sair mais caro do que o planejado.
 

Onde comprar ônibus usado?

Além dos leilões, existem empresas especializadas na venda de ônibus usado que oferecem mais segurança ao comprador, pois ele poderá inspecionar o veículo antes de fechar o negócio. Há também garantias relacionadas à parte mecânica do transporte. Esse tipo de empresa trabalha com condições de pagamento mais flexíveis, como financiamento e parcelamento.

A Campione Veículos oferece diversos modelos de ônibus usados, sempre prezando pela qualidade e preços competitivos, conheça nossos produtos e solicite um orçamento.