+

06/10/2014

Ônibus elétrico híbrido comemora 15 anos no Brasil


Ônibus elétrico híbrido comemora 15 anos no Brasil

Opções para um transporte coletivo mais limpo e que precisa de maior flexibilidade para percorrer algumas linhas, os ônibus elétricos-híbridos são comuns nos Estados Unidos e em parte da Europa.

No Brasil, hoje há mais opções destes modelos ônibus, que possuem dois motores: um elétrico e outro a combustão, normalmente movido a diesel.

Apesar de estarem presentes em capitais como São Paulo e Curitiba e já serem soluções adotadas há um bom tempo em diversos países, a história dos ônibus elétricos híbridos no País é recente.

Neste ano de 2014, o ônibus elétrico híbrido comemora 15 anos no Brasil, com perspectivas de crescimento em cidades que, além de buscarem melhoria nos transportes, também precisam se preocupar com a redução da poluição.

Além desses ônibus, há diversas opções de veículos de transportes coletivos sobre pneus que não poluem ou que incorporam tecnologias que reduzem a emissão dos poluentes.

Em relação aos veículos elétricos, há os trólebus, que evoluíram e possuem baterias que dão autonomia para que circulem por alguns quilômetros sem dependência da rede aérea, e os ônibus elétricos-puros, que se movimentam com baterias.

No entanto, também existem opções além da energia elétrica. Já circulam ônibus com diesel de cana-de-açúcar, etanol, biocumbustível e modelos mais modernos a gás natural.

 

Mas afinal, qual é a melhor solução entre esses ônibus?

Todas! Depende da aplicação, das linhas, da demanda e das condições dadas às empresas de ônibus para os investimentos nestes veículos, que possuem custos de aquisição maiores. O que importa é ter várias opções para oferecer à população o que ela merece: transporte de qualidade e que respeite o meio-ambiente.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus – por Adamo Bazani (jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes)

Imagem: Bigstock – By: SoleilC