+

29/12/2014

Ônibus Elétrico


Ônibus Elétrico

Um teste com um ônibus 100% elétrico mostrou uma redução de 78% no custo com combustível na comparação com coletivos convencionais, movidos a diesel. Durante dois meses, o veículo transportou passageiros nas ruas do Rio de Janeiro, em condições reais de uso. Enquanto o ônibus movido a diesel gasta R$ 5,3 mil em combustível por mês, o movido a energia elétrica gastou apenas R$ 1,2 mil.  Além de economizar na conta do combustível, o veículo também polui menos e praticamente não faz barulho.

No entanto, o teste concluiu que ainda não há condições de uso em larga escala do ônibus elétrico. As principais dificuldades são o preço alto, e a necessidade de manutenção especializada. A baixa autonomia também preocupa: o coletivo movido à eletricidade roda no máximo 250 quilômetros por dia, enquanto o convencional circula até 700 quilômetros por dia. Além disso, o espaço interno é 30% menor para acomodar a bateria, o que reduz as vagas para passageiros.

Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador também testaram o ônibus elétrico, mas não mediram o impacto do uso no dia a dia. Desde 2011, cidades como Nova York, Londres e Bogotá usam o veículo em caráter experimental.

  Fonte e Imagem: CBN