+

05/07/2013

Programa Volvo de Segurança no Transito


Programa Volvo de Segurança no Transito

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) é a mais longa ação do setor privado voltada à mobilização social em prol da segurança no trânsito e da redução do número de acidentes no Brasil. O programa foi lançado em 1987, quando a empresa completava dez anos de atividades no país.

"O PVST continua firme em sua missão de mobilizar a sociedade brasileira e contribuir para estimular uma cultura de segurança no trânsito e reduzir os números de acidentes e fatalidades nas ruas e estradas brasileiras", afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

A segurança está associada à imagem da Volvo desde a sua fundação, e é um dos valores corporativos da marca, ao lado de qualidade e respeito ao meio ambiente. Já em 1927 os fundadores da empresa afirmavam que "veículos são feitos para transportar pessoas, por isso, a segurança deve ser sempre seu princípio básico".

A empresa investe constantemente em pesquisa e tecnologias para garantir que seus veículos sejam cada vez mais seguros. Apesar de toda a tecnologia empregada nos veículos, sabe-se que o comportamento de motoristas e pedestres é fundamental para garantir a sua própria segurança. Pesquisas indicam que o fator humano é a principal causa dos acidentes de trânsito, chegando a 90% As condições das ruas e estradas correspondem a 30% e as dos veículos a 10% dos fatores que resultam em acidentes.

Desde que foi lançado, há mais de 25 anos, o PVST tem uma atuação intensa em ações e atividades que contribuam para uma mudança de comportamento no trânsito. "O PVST tem contribuído decisivamente para despertar a necessidade de adoção de comportamentos seguros e motivar ações que se multipliquem. Ainda este ano, vamos divulgar ações focadas no segmento de tranporte de cargas e passageiros", afirma Anaelse Oliveira, responsável por programas institucionais da Volvo.

Por meio do PVST, a Volvo não apenas mobilizou a sociedade com o Prêmio Volvo, fóruns e debates técnicos sobre o tema, como também participou ativamente de importantes decisões nacionais como a elaboração do Código de Trânsito Brasileiro e a mobilização pelo uso do cinto de segurança.