+

10/08/2015

Qual é a diferença entre os combustíveis?


Qual é a diferença entre os combustíveis?

Apesar das pessoas terem um conhecimento limitado quando o assunto é combustível, atualmente há diversos tipos que visam à melhoria na locomoção do carro como também o meio ambiente. No entanto poucas pessoas entendem a verdadeira diferença e vantagens de um para o outro. Porém cada um deles tem uma finalidade distinta e deve ter relevância na hora de comprar ônibus, caminhão ou um carro particular.

Etanol

O etanol ou conhecido também como álcool é um dos combustíveis mais ecológicos. A sua fonte de fabricação é total na cana-de-açúcar. Como é fabricado no Brasil ele tem muita demanda no país, mas o EUA também o utiliza na forma B85 (uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina). Ele é muito utilizado em veículos leves (carros e motos), porém atualmente muitos fabricantes de ônibus andam investindo no uso do combustível, principalmente pelo fato de ser mais ecologicamente correto, pois é o que mais reduz as emissões de poluentes. O valor do etanol é menor do que comparado aos outros, mas em contra partida seu rendimento é menor, especialmente em carros bio combustíveis como também traz menos potência ao veículo.

Gasolina

A gasolina é derivada do petróleo e acaba gerando mais poluentes ao meio ambiente. No Brasil há dois tipos de combustíveis: comum (que pode ser aditivada) e as que têm mais octanas (como a Podium da BR e a Premium da Shell), esse tipo de combustível proporciona maior rendimento ao motor.

Diesel

O combustível a diesel também é produzido por meio do petróleo. Apesar do odor mais forte que os demais combustíveis o material não é tão explosivo quanto à gasolina ou o álcool. Ele é utilizado em todos os veículos, mas como no Brasil é proibido que os veículos leves utilizam do combustível atualmente ele é mais utilizado em transportes pesados, que requerem mais força do motor, como caminhão, ônibus, trator e navios.

Gás natural

É considerado o combustível fóssil mais limpo. Sendo fabricado hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso. As vantagens dele variam entre: economia de até 70% no valor do combustível, maior vida útil do motor, pouca agressividade ao meio ambiente entre outros. No entanto, assim como no caso do etanol, o veículo perde um pouco sua potência.

Biodiesel

O biodiesel é a mistura de óleo extraído das plantas com o álcool passando após por um processo de catalisação, no qual é utilizado um produto para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. No Brasil ainda é difícil encontrar o combustível nos postos, mas quando achado é vendido na forma de B2 – 2% biodiesel e 98% de diesel. Qualquer carro a diesel pode ser biodiesel assim como os carros flex, que utilizam de gasolina e de álcool ao mesmo tempo.

Os tipos de combustíveis ainda se estendem dos que citados assim, mas é importante que ao comprar ônibus, caminhão, carros ou qualquer outro veículo, você analise exatamente quais os melhores combustíveis para ele e para o meio ambiente.