+

22/04/2015

Scania estreia no Chile novos pacotes de segurança em ônibus para a América Latina


Scania estreia no Chile novos pacotes de segurança em ônibus para a América Latina

A Scania estrou no Chile os novos sistemas de segurança em ônibus trazidos para a América Latina.

Os opcionais, destinados a ônibus rodoviários, que possuem maior valor agregado são o “Lane DepartureWarning – LDW, que avisa o motorista se o ônibus estiver saindo da pista, e o Adaptive Cruise Control – ACC, que auxilia na manutenção da distância em relação ao veículo à frente”.

Os pacotes de segurança foram adquiridos pelo grupo ETM, que atua há mais de 50 anos no Chile, para dez veículos modelo K 400 IB6X2, de dois andares, que receberam carrocerias Marcopolo Paradiso 1800 DD, da Geração Sete. De acordo com a Scania, o Chile é um dos países da América Latina que possuem as exigências mais rígidas em relação à segurança nos transportes rodoviários.

No entanto, a montadora acredita que em breve os opcionais devem estar presentes em outros países da região, inclusive no Brasil. Há também uma terceira opção de pacote de segurança, o AdvancedEmergencyBreaking – AEB, que ajuda a evitar colisão frontal.

Em nota, a Scania explica o funcionamento de cada sistema:

“O AEB é um sistema de frenagem de emergência. Essa função alerta o motorista do risco de colisão frontal em relação a um veículo em movimento ou parado à frente. O sistema faz soar um alarme visual e sonoro para alertar do risco de colisão, e caso o motorista não reaja o banco vibra e a velocidade do ônibus é reduzida automaticamente. Se esses alertas não forem o suficiente, os freios são acionados com a diminuição progressiva de velocidade de 10km/h por segundo. O sistema AEB é ativado em velocidades acima dos 15km/h. O LDW, conhecido também como sensor de advertência de saída de pista, avisa o motorista, por meio de um sistema de vibração no banco, caso o veículo esteja na iminência de atravessar involuntariamente a faixa da pista. A função é ativada a partir de 60km/h.

O ACC, ou controle de cruzeiro adaptável, representa uma comodidade para o motorista e o ajuda a manter-se a uma determinada distância/intervalo de tempo do carro à frente. Essa distância pode ser configurada pelo motorista.”

 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

 

Imagem: Scania/Divulgação