+

18/11/2016

Tipos de carroceria de ônibus usado ou novo


Tipos de carroceria de ônibus usado ou novo

Ao se interessarem pela compra de um ônibus usado ou novo, muitos compradores têm dúvidas de como funciona a compra de um veículo deste tipo, sendo que ela é diferente da compra de um carro particular, por exemplo.

A grande diferença relacionada a compra de um ônibus ocorre devido aos modelos de chassi e carroceria, que podem variar bastante. Basicamente, o chassi é a parte que sustenta a carroceria, sendo composto por suspensão, motor, transmissão, sistema de freios e câmbio. Já a carroceria consiste em toda a parte do ônibus que está acima do chassi, ou seja, a parte na qual está o motorista e passageiros.

Algumas empresas de transporte podem optar por diferentes formas de compor os ônibus, sendo que algumas seguem um modelo padrão de chassi, mas optam por carrocerias distintas, assim como o contrário é possível, com modelos diversos de chassi e um modelo de carroceria padronizado.

No Brasil, as empresas que fabricam as carrocerias são conhecidas como encarroçadoras, sendo que as mais atuantes no mercado são:

  • Marcopolo;
  • Induscar;
  • Ciferal (Grupo Marcopolo);
  • Comil;
  • Neobus;
  • Mascarello;

Todas as empresas de carroceria são de capital nacional, com exceção da Irizar que é espanhola.

Quais os tipos de carroceria?

As encarroçadoras podem produzir carrocerias de diferentes modelos ou mesmo produtos customizados, de acordo com a exigência e necessidade do cliente. Entretanto, no caso dos ônibus são quatro os tipos mais tradicionais de carrocerias, sendo que cada um atende um tipo de modelo de ônibus, como:

  • Urbano: ônibus com circulação municipal normalmente adotam um tipo de carroceria para transporte dento da cidade;
  • Rodoviário: os veículos rodoviários por sua vez são conhecidos por terem carrocerias maiores, com diversas alterações nas acomodações, por exemplo, que o torna mais confortável para viagens de maiores distâncias;
  • Intermunicipal: ônibus com concessão de transporte, como os municipais, mas que atuam entre municípios distintos costumam ter modelos de carroceria diferentes dos outros tipos de ônibus;
  • Micro-ônibus: devido ao tamanho e a capacidade de carga, a carroceria do micro-ônibus é distinta das demais.

Como é a carroceria do ônibus usado?

Ao comprar um ônibus usado o interessado terá que verificar junto a empresa responsável pela venda quais os modelos de ônibus disponíveis para venda, avaliando tanto o chassi quanto a carroceria antes de finalizar a compra.

A carroceria do ônibus usado em nada se distingue da do ônibus novo. Caso o veículo esteja bem preservado, será possível comprová-lo por meio de uma carroceria em ordem.