+

20/12/2016

Como utilizar o consórcio para compra de ônibus usado?


Como utilizar o consórcio para compra de ônibus usado?

A compra de um ônibus usado oferece diversas vantagens em relação ao novo, é possível adquirir um veículo conservado e com baixa quilometragem com um investimento muito menor do que em relação ao zero-quilômetro. Entre as formas de pagamento mais vantajosas para o comprador destaca-se o consórcio.

Como funciona o consórcio?

O consórcio é um modelo de aquisição de imóveis e veículos que diminui o custo final, pois evita que o cliente pague altos juros na transação. Para começar um consórcio deve-se procurar uma empresa autorizada para esse tipo de negócio, ente as opções destacam-se:

  • Bancos;
  • Concessionários;
  • Casas de crédito etc.

É possível pesquisar qual plano de consórcio possui mais vantagens para a aquisição que se deseja fazer, sendo de bancos e concessionários costumam oferecer planos diferentes para a compra de veículos distintos como carros, ônibus e caminhões.

Ao fazer um consórcio o cliente começa a pagar parcelas mensais, sem juros, de acordo com o valor estipulado no contrato e o número de parcelas realizadas. Em determinado momento o cliente pode participar de sorteios e realizar lances para retirada do veículo, sendo que se ele for sorteado, pode retirar o veículo e continuar pagando as parcelas sem juros.

Como o consórcio pode ser usado para a compra de um ônibus usado?

Como vantagem desse modelo de compra destaca-se que o cliente, quando for contemplado, pode escolher outro modelo e marca de veículo. Caso escolha um ônibus com valor maior, basta quitar a diferença, assim como se optar pela compra de um veículo de valor menor, é possível amortizar o saldo devedor.

Essa flexibilidade da compra faz com que esse modelo de pagamento ofereça diversos benefícios ao comprador. Entretanto, antes de fechar um contrato de consórcio é importante verificar quais as possibilidades de aquisição quando contemplado. É comum, por exemplo, que concessionárias permitam a escolha apenas entre os veículos disponíveis no momento em que o cliente for sorteado.

Para compradores que desejam adquirir um ônibus usado, que possui um valor muito menor do que um novo, os consórcios em bancos podem ser mais seguros e oferecer uma maior variedade de escolha.

Os documentos solicitados são básicos, como RG, CPF, comprovante de residência e renda. Em caso de empresas serão necessários os documentos da companhia.

Quer comprar um ônibus usado e achou que não conseguiria? Procure um consórcio e veja qual plano se adéqua melhor ao seu orçamento!