+

07/10/2014

Volvo vende mais 274 ônibus para a Colômbia


Volvo vende mais 274 ônibus para a Colômbia

A Volvo vendeu 274 ônibus para o sistema de transporte público de Bogotá, na Colômbia. Do total, 204 unidades foram para a ETIB - Empresa de Transporte Integrado (36 veículos híbridos, 56 convencionais com piso baixo e 112 com piso alto). Outros 70 coletivos convencionais com piso baixo irão para a Massivo Capital.

Os ônibus vão circular em linhas alimentadoras e complementares ao Transmilênio, BRT da cidade. A ETIB está trocando a frota atual por ônibus menos poluentes. Os veículos da Massivo Capital vão repor a frota e também circular nas vias de ampliação do transporte. Os modelos convencionais têm tecnologia Euro 5 e são 80% menos poluentes que aqueles em circulação. E os híbridos poluem 50% menos que os modelos Euro 5.

No fim de 2013, Bogotá baixou um decreto pelo qual adota o Plano de Melhoria Tecnológica (Plan de Ascenso Tecnológico) no transporte público que determina a substituição progressiva de veículos a diesel em circulação por outros com zero ou baixa emissão de poluentes. A partir dessa determinação, toda a frota circulante na cidade começa a ser substituída por ônibus com tecnologia Euro 5 ou outras mais limpas, como veículos híbridos e elétricos.

Os ônibus convencionais têm capacidade para 80 passageiros. São equipados com transmissão automática e sistema de controle de aceleração que reduz o consumo de combustível e o desgaste das peças, diminuindo emissões e custos operacionais.

Segundo a Volvo, a venda dos híbridos inclui um contrato de manutenção plena e outro de cessão da bateria do motor elétrico, pelo qual a montadora cobra um valor mensal e assume a responsabilidade pelo acumulador de energia, caso haja necessidade de substituição.

      Fonte: Automotive Business Imagem: Divulgação/Volvo